Páginas

Por que devemos estudar gêneros textuais?

É preciso compreender cada gênero e seu funcionamento dentro dos sistemas e nas circunstâncias para as quais são produzidos. Taí compreensão ajudará o leitor e produtor de novos textos a satisfazer as necessidades da situação a que for exposto, esforçando-se para que sejam compreensíveis e correspondam às expectativas dos outros. O leitor também perceberá que determinados textos, até certo ponto bem escritos, são redundantes, incompletos, não funcionam. Compreenderá que mesmo bem escritos, alguns textos podem ser enganosos, não oficiais, com uma fina ironia inconveniente ou uma inovação fora de lugar.



Então, terá que decidir se realizará uma intervenção do tipo denúncia, do tipo exclusão, justificativa ou se apenas uma modificação, com indicação de quem a fez, é o suficiente.

Exemplificando: em casa, entre amigos, vocês tanto poderão selecionar um canal de TV quanto acessar a internet e localizar um site comercial, abrir o perfil de alguma rede social, procurar um livro na estante, folhear uma revista, etc. Os diferentes textos introduzidos nessas ações geram diversas atividades, padrões interativos, novas atitudes e relações. A escolha por um ou outro influenciará se irão comentar uma notícia, consultar o preço de um produto, conferir o endereço e o horário de funcionamento de alguma lanchonete, conversar, contar uma piada, sugerir a leitura de um livro interessante. Novas atividades de interação são continuamente proporcionadas até que uma outra seja introduzida ou o encontro de amigos seja encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário